Google+ Scroll Top
Receber Ebook Gratis

Receba Ebook com Melhores das Dietas!

Jejum intermitente: como funciona e seus benefícios

Jejum intermitente é um método de emagrecimento que visa intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda.

Ao jejuar, seu corpo vai alterar seus níveis hormonais e usar sua gordura acumulada para gerar energia. A prioridade do jejum intermitente e consumir a gordura visceral, aquela gordura que fica na região do abdômen.

Durante o processo do jejum intermitente a sua insulina vai baixar e consequentemente dará permissão para o seu corpo queimar mais gordura.
Qualquer pessoa saudável pode fazer o jejum intermitente. Quem não deve fazer o jejum são: Grávidas, quem está a amamentando, diabéticos ou pessoas que estão fazendo uso de algum tipo de  remédio controlado.

 

 Como o Jejum Intermitente funciona?

Jejum Intermitente (JI) é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.
Aqui não se trata de quais alimentos você deve comer (ao contrário das dietas), mas sim de quando você deve comer.

Assim, podemos dizer que  o JI não é uma dieta,mas sim um estilo de alimentação.

Os protocolos mais comuns de jejum intermitente são compostos por jejuns diários de 16 horas, ou jejuns de 24 horas duas vezes por semana. Mas calma. Nós vamos falar disso com detalhes mais à frente.

A prática do jejum é algo comum na história dos seres humanos. Além de o jejum fazer parte das principais religiões, (incluindo o cristianismo, islamismo e o budismo), nossos ancestrais não tinham comida disponível o ano todo em supermercados e geladeiras para fazer 3 ou 4 refeições por dia. Até o por isso o JI é uma prática comum entre os adeptos da dieta paleo.

Era comum passar por períodos de pouca ou nenhuma comida, e nossos corpos evoluíram para ser capazes de funcionar sem alimentos por longos períodos de tempo.

Para eliminar sua gordura localizada com um método que combina o Jejum Intermitente com alimentação Low Carb, tenho um artigo explicando como fazer dieta Low Carb.

jejum intermitente

 

 

Os Benefícios do Jejum Intermitente

 

  • Perda de peso e gordura corporal;
  • Maior concentração e clareza mental;
  • Diminuição da insulina no sangue;
  • Reversão da diabetes tipo 2;
  • Aumento de energia;
  • Melhor queima de gordura; Aumento no crescimento hormonal;
  • Diminuição de colesterol no sangue;
  • Prevenção de Alzheimer
  • Longevidade
  • Ativação da limpeza celular
  • Redução de inflamações

 jejum ajuda emagrecer

Como Fazer Jejum Intermitente?

Há várias formas de se fazer JI. Basicamente você precisa dividir o dia ou a semana em uma janela de tempo de alimentação e outra de jejum.

Durante o período de jejum você não come nada (ou muito pouco) e na janela de alimentação fica livre para comer.

Abaixo estão os protocolos mais populares atualmente de JI:

 

1 – Protocolo Leangains ou Método 16/8

Criado pelo sueco Martin Berkhan, , ele dá a você uma janela de alimentação de 8 horas e um período de jejum de 16 horas. Para mulheres, é recomendável seguir um período de jejum de 14 horas, com 10 horas de alimentação.

Dentro da janela de alimentação, você pode fazer 2-3 refeições, ou até mais se quiser. Um horário recomendado é das 12h às 20h, ou das 13h às 21h, por exemplo.

Para seguir este método, basta não comer nada depois da janta e pular o café da manhã. Se você terminou de jantar às 21h, só vai comer de novo às 13h do dia seguinte.

Pessoas que acordam com fome costumam ter dificuldade no começo, mas a adaptação costuma ser bem rápida.

Você pode beber água, café e qualquer outra bebida não-calórica durante o período de jejum, o que ajuda a reduzir os níveis de fome.

Também é importante que você coma uma alimentação saudável durante a janela de alimentação. Você não vai emagrecer se ficar se empanturrando por 8 horas de lixo ou calorias em excesso.

 

2 – Protocolo Eat-Stop-Eat (Coma-Pare-Coma):

O Eat-Stop-Eat é um protocolo de JI que envolve jejuns de 24 horas, uma ou duas vezes por semana.

O método foi popularizado por Brad Pilon e tem sido um dos protocolos mais populares de jejum intermitente há alguns anos já.

Para segui-lo, basta jantar hoje e não comer mais nada até a hora de jantar do dia seguinte.

Por exemplo, se você jantou na segunda-feira às 19 horas, não coma nada até as 19 horas do dia seguinte. E assim você fez um jejum de 24 horas.

Você também pode fazer o jejum do almoço até o almoço do dia seguinte, ou do café da manhã até o próximo café da manhã. O resultado final é o mesmo.

Água, café, chá e outras bebidas não calóricas estão liberadas, mas nada de alimentos sólidos.

Se você está praticando o jejum intermitente para emagrecer, é importante que coma normalmente durante o período de alimentação. Não tente compensar comendo mais pelo período que ficou em jejum.

O único problema do método é que jejuar por 24 horas pode ser uma dificuldade para muitas pessoas, ao menos no começo.

Mas o lado bom é que você não precisa começar com 24 horas. Pode tentar começar com 14 ou 16 e ir aumentando a partir daí.

 

3 – A Dieta 5:2

O método da dieta 5:2 permite que você coma normalmente 5 dias da semana, enquanto restringe o consumo de calorias para 500-600 durante os outros dois dias.

A dieta foi popularizada pelo médico britânico Michael Mosley.

Nos dias de jejum é recomendado que as mulheres consumam 500 calorias e os homens 600.

Assim, você pode comer normalmente todos os dias exceto às segundas-feiras e às quintas, por exemplo, quando só irá fazer duas refeições pequenas (cada uma com 250 calorias para as mulheres e 300 para os homens).

O problema dessa dieta é que não há pesquisas feitas com esse protocolo. Além disso, muitos críticos apontam, com certa razão, que ao ingerir calorias, mesmo que poucas, você não fica mais em jejum.

No entanto, é possível emagrecer com a dieta 5:2 sim, já que você irá consumir menos calorias durante a semana. O importante é não compensar e comer mais nos dias de alimentação normal.

Agora é hora de começar. Escolha um protocolo de jejum e faça seu teste. Experimente.

Recomendamos o protocolo Leangains, para aqueles que gostam de malhar e querem queimar gordura com o JI.

Já para quem quer emagrecer de forma gradual e pretende aproveitar ao máximo os benefícios do jejum intermitente para a saúde, recomendamos o protocolo Eat-Stop-Eat (jejuns de 24 horas, uma ou duas vezes por semana).

Vou deixar esse vídeo Dr Gabriel Azzini explicando como fazer JI.

E aí, gostou do artigo? Deixe aqui seu comentário!

 

 

 

 

 

Sobre o autor | Website

site foi desenvolvido com o objetivo de inspirar, motivar e proporcionar bem-estar as pessoas em busca de um emagrecimento saudável e duradouro..Google+

Gostou do Artigo!

Se escreve para Receber Ebook

Comentário Facebook

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.